23 janeiro, 2006

Viena. Jamila Madeira pergunta e com razão

A Deputada Jamila Madeira interpelou hoje a Presidência da UE, no decorrer da apresentação do programa da presidência austríaca para os próximos seis meses, sobre a questão das regiões de efeito estatístico, nomeadamente do Algarve.
A eurodeputada socialista chamou a atenção para o facto de haver uma clara discriminação de quatro regiões de efeito estatístico no pacote financeiro 2007-2013, aprovado pelo Conselho Europeu na Cimeira de Dezembro, o que considera "incompreensível aos olhos dos três milhões cidadãos" oriundos dessas regiões.
A barreira fictícia de um terço da população total das regiões plenamente elegíveis para o objectivo 1, criadora de um separação das regiões de efeito estatístico entre ricas e pobres tem sido, ao longo dos últimos meses de negociações, duramente criticada pela deputada Jamila Madeira por se traduzir num sinal claro do fim da solidariedade entre regiões e que terá como consequência a dupla contribuição destas regiões para o Alargamento da União Europeia.
Jamila Madeira tem mantido diversos contactos no sentido de sensibilizar os diferentes intervenientes na negociação - que agora se vai iniciar entre o PE e o Conselho - para este problema que poderá afastar irremediavelmente a região do Algarve da convergência real europeia.

1 comentário:

Unknown disse...

A União Europeia na sua infinita bondade preocupou-se com o problema.
Assim está a sufocar o desenvolvimento do país o que permitirá que o Algarve descendo de nível, possa continuar a receber fundos.