15 setembro, 2004

Bom pretexto para reabertura. Futuro da Europa, debate em Lisboa

E é com uma indicação para a agenda dos Leitores que reabrimos Correspondente Europeu.

Em boa hora, a Gulbenkian organiza um debate sobre o futuro da Europa – Alargamento, desafios e consequências. É para 26 e 27 de Outubro, há tempo. Sampaio abre a sessão, António Monteiro encerra, e Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, é o orador da sessão da tarde do dia 27. Todavia, mais de uma vintena de altos responsáveis europeus, analistas e investigadores vão desfilar naqueles dois dias. Vale a pena.

Para adiantar caminho, o leitor pode inscrever-se/clicar s.f.f. em www.europa2004.gulbenkian.pt e receber programa, perfis dos conferencistas, sinopses... por mail. A Gulbenkian não nos pediu nada mas entendemos que este alerta se justifica. Não agradeçam mas passem a ficar atentos a Correspondente Europeu, aposto e continuado de Notas Verbais.

1 comentário:

Unknown disse...

O "debate sobre o futuro da Europa" parece-me começar mal.
E mal logo pelo título, "debate sobre o futuro da europa" pressupõe que a Europa, isto é, a União Europeia tem futuro...
Ora a complexidade em que se está a enredar a "half" centenária organização, com um "aquis communitaire" de mais de 80.000 páginas e um projecto de Constituição extremamente complexo convencem-me que, ou a União Europeia não tem futuro ou então que o futuro será trágico.
Mas não, a julgar pelo provavel perfil dos participantes, de um modo geral federastas dos quatro costados, iremos assistir um um debate irrealista "sobre amanhãs que cantam".