15 junho, 2004

A questão dos Fundos.

Não é de se achar muito estranho e anormal que sejam poucos os políticos portugueses que digam a verdade aos portugueses sobre o futuro de Portugal e dos portugueses na UE?

Os estudos e os documentos oficiais (da própria Comissão) existem e são claros. Porque não, por exemplo, prestar-se atenção ao relatório da Comissão redigido pela equipa do prof. Sapir?

E que conclusões estão aí?

  • Que os fundos estruturais para Portugal vão acabar - os portugueses vão passar a ser contribuintes líquidos para o orçamento comunitário.

  • Que Portugal será dos países membros da UE que mais vão perder em termos económicos e de influência com o alargamento.

    Por ex. se a Turquia aderir à UE os contribuintes portugueses vão pagar, sem esperança de qualquer retorno e por tempo indeterminado, para o desenvolvimento da Turquia…

  • Que os portugueses abriram as suas fronteiras aos produtos estrangeiros, e oferecem as suas águas territoriais sem qualquer compensação, sendo obrigados a ver as suas empresas e os centros de decisão e de acumulação do capital a passarem para o estrangeiro, nomeadamente para Espanha. Ou seja: perdem as bases económicas da sua independência nacional e, segundo as orientações politicas e as regras actuais da UE, irão pagar em termos financeiros para os outros países.

  • 03 junho, 2004

    Portugal e a UE...

    ... UE e Portugal.